quarta-feira, 18 de maio de 2011

Igualdade

      A ação levada a cabo pelos Estados Unidos contra Bin Laden, que resultou em sua morte foi saudada por muitos e condenada por outros tantos, já que pelas regras internacionais ele deveria ter sido preso, julgado e ... condenado. A atitude do Estados Unidos em que pese ter sido feita em território estrangeiro, inclusíve com desrespeito a soberania do Paquistão, demonstra como talvez devessem ser enfrentadas outras guerras, especialmente contra o tráfico, seja de armas ou drogas ou qualquer outra coisa.  
       No entanto, seria importante que fosse desenvolvida uma legislação especial e simplificada para a resolução desses casos. Este tipo de atitude ainda que possa ter várias justificativas,  prendê-lo seria transformá-lo em mártir, etc, é extremamente perigosa visto que tomada sem nenhum freio ainda que moral, pode transformar-se em indiscriminada matança. A democracia pode produzir os meios, ainda que emergenciais, de defesa.  A criação de uma legislação, protege os agentes, mas principalmente estabelece instrumentos para a ação desses mesmos agentes e torna claro aos que praticam atos como os praticados por Bin Laden serão sumariamente punidos.
       Daí porque defendo uma legislação especial que possibilite em relação a traficantes, terroristas, estupradores e contumazes reincidentes a aplicação de penas mais duras e de aplicação mais rápida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário